Wegovy: saiba tudo sobre o medicamento para emagrecer aprovado pela ANVISA

Wegovy

A ciência continua avançando e trazendo cada vez maiores oportunidades para salvar os pacientes que batalham contra o sobrepeso e a obesidade, agora é o caso do Wegovy®. É notório como tais problemas de saúde tem se tornado cada vez mais frequentes e complexos. Por serem multifatoriais, precisam ser tratados também de um ponto de vista mais amplo também, ou seja, que não envolva apenas dietas. De acordo com a World Obesity Federation, uma organização internacional voltada para redução, prevenção e tratamento da obesidade, a estimativa é que em 2030 o Brasil terá quase 30% da população adulta vivendo com obesidade. Essa é uma das taxas mais altas em todo o mundo.

Mas não é apenas de notícias preocupantes que vive a medicina. Recentemente a ANVISA aprovou aqui no Brasil um remédio que para surpresa de todos, tem o mesmo princípio ativo de outros já conhecidos e utilizados aqui no país, porém com algumas diferenças. Hoje, nesse texto eu explico tudo. Vamos descobrir porque o Wegoy® surgiu em um momento tão importante?

O que é o medicamento Wegovy?

Enquanto a semaglutida (Ozempic®) tinha sua dose inicial de 0,25mg uma vez por semana, aumentando apenas para 0,5mg após 4 semanas, o Wegovy® tem uma força terapêutica ainda mais potente contra o emagrecimento. No início ele também começa com 0,25mg por semana, mas logo depois pode alcançar a dose mais alta recomendada de 2,4mg por semana. Cabe ao médico analisar a evolução do caso e até mesmo reduzir a dosagem a fim de reduzir eventuais efeitos colaterais. A vantagem sobre o ozempic® é a possibilidade de uma dose mais elevada, mais eficaz no controle da saciedade e emagrecimento.

E o remédio Rybelsus, onde entra nesse tratamento?

O Rybelsus® é também a mesma substância presente nos dois medicamentos, a semaglutida, encontrada no Ozempic® e o novo Wegovy®, mas enquanto os outros são injetáveis, o Rybelsus® pode ser encontrado em comprimidos. A versão oral costuma ser indicada para pacientes que não querem usar injetáveis

Quando se deve usar o Wegovy?

Em caso de adultos que possuem um IMC (Índice de massa corporal) acima de 30 kg/m² ou mais, ou 27 kg/m², ou mais, ou seja, tanto sobrepeso quanto obesidade, principalmente nos que possuem outras comorbidades, que já estejam realizando alguma mudança na sua alimentação, como uma reeducação ou dieta de baixa caloria, além da prática de exercícios físicos.

Vamos relembrar como a substância o Ozempic e o Wegovy funcionam basicamente?

Ambos que possuem a semaglutida, atuam simulando um hormônio intestinal chamado GLP-1, que fornece saciedade e sensação de plenitude estomacal, ou seja, a pessoa não sente necessidade de comer muito, o que a ajuda a transformar sua relação com a comida, evitando episódios de compulsão, por exemplo.

As notícias sobre o Wegovy® podem parecer otimistas, já que em breve teremos nas prateleiras uma nova possibilidade terapêutica, ou seja, mais um medicamento que atua no sobrepeso e a obesidade, entretanto, nada valem se o paciente não estiver disposto a mudar de hábitos de vida em conjunto com o seu profissional de saúde.

O Wegovy® é revolucionário por ser um remédio injetável semanal e de alta absorção para tratar o sobrepeso, mas é preciso ter uma estratégia como uma alimentação balanceada e uma vida sem sedentarismo. Caso contrário os riscos do remédio não realizar o efeito desejado ou o paciente apenas ter reganho depois do seu uso, podem ser grandes se o tratamento não for completo.

Converse com seu endocrinologista sobre as opções de tratamento no mercado, tanto as antigas, quanto as mais recentes. É possível encontrar maneiras de melhorar sua saúde e encontrar seu peso ideal.

Marcar uma consulta!
Endocrinologista RJ - Luciana Spina

Por: Dra. Luciana Spina

Luciana Spina é Médica Doutora em Endocrinologia, Especialista em Endocrinologia pela SBEM, premiada e reconhecida internacionalmente.

2023-02-10T10:00:28-03:00 8 de fevereiro de 2023|Destaque, Dicas de saúde, Obesidade|