Pronokal
O Método PnK é mais do que uma metodologia de emagrecimento, é um tratamento completo feito pela PronoKal que se tornou referência não apenas em sua dieta cetogênica, mas como uma forma de perder peso efetiva e transformadora na vida de muitas pessoas. Hoje quero explicar porque eles já conseguiram ajudar mais de 600 mil pessoas com esse Método, como ele funciona, o que se espera, qual a média de perda de peso, e porque eu prescrevo e recomendo para alguns pacientes. Vamos descobrir porque a PronoKal se diferencia tanto das outras fórmulas? Vamos conhecer o Método PronoKal.
Sabemos que ter o peso ideal é mais do que uma questão estética, não é sobre apenas se olhar no espelho e se sentir bem consigo mesmo, é sobre saúde. Afinal, depois de emagrecer você recuperar sua disposição, se sente mais motivado a correr atrás dos seus sonhos, fica à vontade em roupas e situações que antes traziam constrangimento e o melhor: diminui riscos sérios de saúde como doenças metabólicas que poderiam se instalar no seu organismo de forma crônica.
E é por isso que quando eu falo do Método PronoKal eu deixo bem claro que não se trata de uma fórmula de emagrecimento “mágica”, nem uma dieta da moda qualquer, e sim de um tratamento com acompanhamento médico!
O que é o Método da PronoKal e como ele funciona?
O Método PnK é um tratamento desenvolvido pela PronoKal que alinha uma série de ações visando a perda de peso. Nele você encontra uma dieta cetogênica
exclusiva que é uma VLCKD, que significa “Very Low Calories Ketogenic Diet“, em tradução livre, “Dieta cetogênica de baixa caloria“.
O Método PronoKal é um tratamento integral que engloba:
- Uma dieta cetogênica única com substitutos de refeições, onde há restrição da ingestão de carboidratos e gorduras, e um aporte adequado de proteínas de alto valor biológico.
- Prática de exercícios físicos com ajuda de um preparador físico que vai te ajudar a movimentar o corpo com exercícios de tonificação muscular e cardio.
- Coaching que vai te informar e tirar dúvidas, além de trabalhar a questão motivacional para que você não desista do seu tratamento.
- Acompanhamento médico durante todo o tratamento.
Vegetais nutritivos e variados também podem ser consumidos e existe uma lista específica para cada momento da dieta, para que não interfira na quantidade de carboidratos permitidos. Isso é importante porque o seu organismo necessita entrar em cetose, um processo fisiológico que faz com que você use e “queime” as reservas de gordura como fonte de energia. O que possibilita uma perda de peso rápida, segura e preservando a massa muscular!
Qual a diferença entre as dietas comuns e o Método da PronoKal?
A maioria das dietas cetogênicas que vemos por ai, preconizamos uma alimentação com excesso de carnes e alimentos gordurosos, na maioria das vezes sem acompanhamento médico e sem suplementação de vitaminas e minerais. Esse tipo de dieta pode não resultar em perda de peso por conta do excesso de calorias e, a longo prazo, pode aumentar o risco cardiovascular devido a elevação dos níveis de colesterol. Além disso, também pode aumentar o ácido úrico, sobrecarregando os rins por excesso de proteína ou resultar em um fígado gorduroso, e é exatamente isso que não queremos!
Observe essa comparação e veja qual dieta é apenas só uma dieta, e qual é um verdadeiro tratamento:
Como faz para realizar o Método da PronoKal?
Vou explicar resumidamente os 5 passos desse tratamento para que vocês entendam como ele é na prática!
No passo 1, começa a dieta cetogênica e o uso dos produtos substitutos de refeição da PronoKal: Nesse primeiro passo você irá consumir os produtos da PronoKal em quantidades indicadas pelo Método PnK, que podem variar de 4 a 6 refeições por dia, junto com o consumo livre de vegetais específicos. Como por exemplo: abobrinha, espinafre, couve-flor, cogumelos, rúcula, acelga, entre outros.
No passo 1, a média de perda de peso é de 2,5kg por semana em homens. A duração desse passo depende da meta de cada paciente. Para perdas totais de cerca de 10 kg essa fase deve durar cerca de 15 dias.
No passo 2, já há uma leve mudança na sua alimentação. Substituímos o produto da PronoKal do almoço ou do jantar por uma porção de proteína animal (carne, frango, peixe ou ovo). Assim elevamos um pouquinho a quantidade de gorduras e calorias, mas mantemos a de carboidratos sob controle, permitindo que o corpo se mantenha em cetose.
Todo o seu corpo já está notando os benefícios dessas mudanças, não só na perda de peso. O pâncreas por exemplo, reequilibra a produção de insulina, o que é interessante principalmente aos portadores de resistência à insulina, pré diabetes ou diabetes tipo 2. Nessa fase a velocidade de perda de peso cai um pouco, e normalmente dura de 15 a 30 dias. Podendo durar mais em metas mais audaciosas.
Pronto para o passo 3? No almoço e jantar, também é possível incluir uma proteína de origem animal em substituição a um produto PronoKal. Essa é uma das partes mais empolgantes para o paciente, pois ele já está próximo do resultado final. Este é o último passo em que o organismo permanece em cetose! Essa fase costuma durar o tempo necessário para completar a perda de 80 % da meta total de peso.
Por último, os 20% que faltam para alcançar a meta total serão eliminados nos passos 4 e 5 que são considerados a chave do sucesso para a manutenção do peso a longo prazo, aqui se inicia a etapa mais importante do método, a reeducação alimentar:
E vamos para o passo 4! Nele há a introdução de carboidratos de baixo índice glicêmico e se rompe a cetose. Nessa etapa equilibrarmos o seu café da manhã e lanche da tarde permitindo o consumo de alimentos como as frutas, pão integral, queijo branco, iogurte, aveia sem açúcar, entre outros. Pelo menos um a dois produtos PronoKal são mantidos nos lanches, ajudando na saciedade e na manutenção da taxa metabólica (consumo de calorias).
E no último passo, o passo 5, você já está se alimentando de uma maneira mais variada e por isso, acrescentamos novos grupos alimentares, como o arroz com feijão. Os produtos PronoKal podem fazer parte de uma ou duas refeições no dia, de forma complementar.
Dúvidas mais comuns sobre o Método PnK ou Método PronoKal
Como faço para ser um paciente PronoKal?
- Comece marcando a consulta com um médico prescritor, eu sou uma das prescritoras, entre em contato comigo clicando em “Marcar uma consulta”.
- Em consultório, eu avaliarei o paciente, pedirei exames e etc. Se o paciente estiver apto, entregarei uma prescrição médica PronoKal;
- Esta prescrição deverá ser enviada a PronoKal por e-mail ou WhatsApp. Após o envio, a equipe entrará em contato para agendar o atendimento.
- Paciente é atendido e compra os produtos para começar o Método PnK;
- Paciente recebe os produtos, têm acesso a todo o passo a passo detalhado e começa a dieta!
É verdade que o Método PronoKal prejudica os rins?
Esqueça esse mito. Como as outras dietas cetogênicas costumam causar esse problema, é natural que pensemos que a da PronoKal cause também, mas muito pelo contrário. A dieta cetogênica da PronoKal não fornece proteínas em excesso, então não existe sobrecarga renal ou hepática. Pode ficar tranquilo!
Quantos quilos consigo perder com o Método da PronoKal?
Conforme revelado pelo estudo cientifico PnK 24 Meses, os pacientes perderam 12kg já nos dois primeiros meses da dieta, e conseguiram manter o resultado até o fim do tratamento.
Quando se trata de dietas e principalmente do Método da PronoKal, eu tenho experiência e muito estudo na área. É por isso que prescrevo e considero a PronoKal uma boa alternativa para pacientes que buscam a perda de peso com segurança. Eficácia e segurança também são fatores definitivos para mim.
Por: Dra. Luciana Spina
Luciana Spina é Médica Doutora em Endocrinologia, Especialista em Endocrinologia pela SBEM, premiada e reconhecida internacionalmente.