Antes de darmos início à explicação do que são os dois exames em questão é importante deixarmos claro o que são o TSH e o T4 livre. A glândula tireoide é responsável por juntar o iodo proveniente dos alimentos que ingerimos e de unir a aminoácidos que recebem o nome de tirosina. Com isto, temos a formação de dois hormônios: o T3 e o T4.
Grande parte dos T3 e dos T4 está no sangue ligado a uma proteína que recebe o nome de TGB. Apenas uma fração pode modular o organismo e não está ligada ao TGB, e T4 livre é o nome dado quando desta situação. A dosagem do T4 livre pode mostrar a quantidade de hormônio tireoidiano em ação, sendo que um número muito elevado significa hipertireoidismo e um número baixo hipotireoidismo.
As principais alterações da glândula tireoide são, portanto, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. A primeira condição é provocada pela falta de hormônios da tireoide e leva a uma série de sintomas, já a segunda é provocada pelo excesso e leva a outros sintomas. O TSH também é um indicador útil para esta avaliação, pois este hormônio é quem estimula a produção de T3 e de T4 por parte da tireoide.
Sintomas
O hipotireoidismo e o hipertireoidismo produzem reações diferentes no organismo de uma pessoa. Quando há a suspeita de alguma destas condições é preciso comparecer a um local especializado, de forma a realizar os exames de TSH e de T4 livre.
Podemos destacar como sintomas de hipotireoidismo:
- Cansaço;
- Aumento do peso;
- Desânimo;
- Unhas sem força;
- Fala lenta;
- Frio;
- Perda da memória;
- Aumento de pelos e de acne.
Podemos destacar como sintomas do hipertireoidismo:
- Palpitações cardíacas;
- Perda de peso;
- Sensação de calor;
- Pele úmida;
- Insônia;
- Diarreia;
- Nervosismo;
- Tremores.
Os sintomas de ambas as condições são praticamente contrários. Diante destes sinais não deixe de procurar por um médico para avaliar o que realmente está acontecendo com o seu corpo.
Exame TSH e T4 livre
Para verificar o funcionamento da glândula tireoide é comum os profissionais realizarem dois exames: o de contagem de TSH e o de contagem de T4 livre. O mais eficiente para a avaliação da tireoide é o de TSH no sangue, sendo que quando o hormônio é detectado em excesso pode estar causando hipertireoidismo, e quando em falta hipotireoidismo.
O exame de T4 livre avalia a quantidade de T4 total e a quantidade de T4 livre, podendo também dar o diagnóstico de uma das duas condições mencionadas acima. A combinação dos dois exames determina com bastante precisão o funcionamento da tireoide.
A realização dos exames é rápida e simples. O procedimento é indolor e geralmente é necessário um jejum de 3 horas. Todos os medicamentos de uso diário devem ser informados quando do agendamento do exame. Procure manter sua saúde em dia realizando exames de rotina, desta forma o organismo fica sempre protegido e devidamente monitorado.
Fonte: Saúde e Medicina