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Resolução de fim de ano: adote um novo estilo de vida e não uma nova dieta


Após os exageros de final de ano, vem sempre a vontade de iniciar o novo ano de maneira diferente, com mais foco, mais saúde e vitalidade. Muitos recorrem a dietas da moda, e existem inúmeras. Mas será que são efetivas e trazem resultados para todos? Cada ser é único, e essa individualidade também serve para as dietas. Na maioria das vezes, o que faz uma pessoa perder peso, pode não funcionar para outra. A composição bioquímica varia muito de uma pessoa para outra e a resposta aos nutrientes também.

Existem pessoas que respondem muito bem a uma diminuição de carboidratos, já outras precisam restringir um pouco mais as gorduras, e as dietas populares não levam em consideração esses fatores que são determinados pela genética de cada um em conjunto com a composição da microbiota intestinal. Mas existem algumas dicas, cientificamente comprovadas, que servem para todos e ajudam muito a não ganhar peso nessa época do ano cheia de festas e confraternizações:

Durma bem

Diversos estudos comprovam que as horas adequadas de sono são essenciais para evitar o ganho de peso. Respeitar a cronobiologia. A falta de sono tem sido cada vez mais associada a doenças como obesidade, diabetes do tipo 2, doenças cardiovasculares entre outras. Estudos demonstram que o sono insuficiente aumenta nossa vulnerabilidade para comer demais no atual ambiente obesogênico. O consumo excessivo de alimentos como resultado dosono insuficiente é em parte devido a mudanças nas funções cognitivas provocadas pela falta de sono, assim como alterações hormonais. Além disso, fatores genéticos como a presença de polimorfismos nos gene CLOCKs, PERs e CRYs, por exemplo, podem agravar ainda mais esse problema. Por isso, uma boa noite de sono é fundamental para viver mais e melhor.

Beba água, se mantenha hidratado

Além do ganho de peso, a retenção de líquidos pode prejudicar a manutenção do peso. Além disso, o organismo desidratado prejudica diversos processos metabólicos.

Faça exercício

Muitas das dietas da moda são tão restritivas que até impedem a prática de atividade física. Mas o exercício é cada vez mais comprovado pela ciência como uma ferramenta poderosa para a manutenção e perda de peso, para o fortalecimento do sistema imunológico, neurogênese (auxilia na manutenção da saúde cerebral) e até para o equilíbrio da microbiota intestinal. Ou seja, mesmo nessa correria do final de ano, encontrar um momento para se exercitar é fundamental.

Não deixe de comer vegetais

Eles são essenciais para obtenção de nutrientes e podem ser de grande ajuda no processo de detoxificação. Enriquecer o prato com opções de vegetais pode ajudar a comer menos e evitar opções não tão saudáveis. Após um dia de refeições mais pesadas, iniciar o outro dia com um suco ou um smooth que contenham vegetais com propriedades detoxficantes é uma opção interessante.

Não fique com fome, pratique o mindfullness eating

É possível mesmo nesse período se alimentar de maneira consciente. Para isso é importante evitar ficar com fome, e antes de se alimentar parar uns minutinhos para refletir, pensar nas melhores opções, sem deixar de aproveitar os momentos especiais. Muitas vezes as pessoas enchem o prato no impulso e não se dão conta. Depois se sentem indispostas e sem energia devido a escolhas erradas na alimentação.

Essas dicas servem para todo o ano, para quem quer se manter saudável e com energia o ano inteiro e não virar refém de dietas que a médio e longo prazo não são efetivas. Para esse novo ano, o ideal é não seguir uma dieta, mas sim um estilo de vida.

Fonte: Globo Esporte



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