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Por que dormir pouco pode adicionar centímetros à sua cintura


O consenso científico é claro: precisamos de mais sono. Nossos corpos e cérebros confiam em obter suficiente tempo de olhos fechados, e diminuir este tempo pode ser um golpe para nossa saúde. Um novo estudo reforça o argumento mostrando que dormir muito pouco se correlaciona com uma cintura maior e um índice de massa corporal (IMC) maior, entre outros pontos negativos.

O estudo de 1.615 adultos descobriu que as pessoas que dormiam uma média de seis horas por noite tinham uma circunferência da cintura de três centímetros maiores que aqueles que dormiam nove horas por noite. Os que dormem pouco também apresentaram um IMC maior em média e um menor colesterol HDL (o chamado número do "bom colesterol" que idealmente deveria ser maior).

Os participantes tiveram amostras de sangue colhidas e a circunferência da cintura, peso e pressão arterial registradas. O tempo de sono foi dividido em três categorias: média de cerca de 6 horas, média de cerca de 7,5 horas e média de cerca de 9 horas. Em todo o grupo, o grupo de 6 horas teve resultados piores do que os outros dois grupos.

"Porque descobrimos que os adultos que relataram que dormiam menos do que seus pares eram mais propensos a sobrepeso ou obesidade, nossas descobertas destacam a importância de dormir o suficiente", disse a Dra. Laura Hardie, investigadora principal do estudo. "Quanto tempo de sono precisamos difere entre as pessoas, mas o consenso atual é que sete a nove horas é melhor para a maioria dos adultos ".

O estudo não encontrou uma ligação entre dormir menos e comer uma dieta pior, o que coloca mais ênfase no sono como um fator determinante nos resultados.

Algumas advertências se aplicam: o estudo baseou-se no auto-relato de sono; os números são tempos médios em vez de quantidades específicas. A dieta também foi auto-relatada, então também pode haver alguma dificuldade. E o estudo não acompanhou os resultados ao longo do tempo, o que proporcionaria uma imagem mais completa do que menos sono faz mesmo para nossos corpos. Em geral, o estudo deve ser visto como um instantâneo no tempo, em vez de uma análise abrangente da relação entre sono e saúde.

Como com todos os estudos como este, também temos que considerar o outro lado: dormir pouco seria menos a causa ou o resultado do ganho de peso?

Primeiro, é importante notar que este estudo não provou uma causa em nenhuma direção. Mas, quando visto em um contexto de pesquisa anterior que mostra um vínculo entre o sono e a obesidade, é muito provável que a flecha vá de dormir pouco para ganhar quilos extras.

Os motivos pelos quais isso é verdade são um tema de discussão em andamento, mas duas fortes possibilidades baseadas em evidências são: (1) a privação do sono dificulta o autocontrole, pouco a pouco, resultando em escolhas alimentares que acumulam peso ao longo do tempo e (2 ) A falta de sono, mesmo em pequenas quantidades a cada noite, interrompe os hormônios que regulam o apetite, induzindo a fome e provocando compulsões alimentares noturnas que resultam em mais ganho de peso.

Embora esses resultados não sejam boas notícias para quem dorme pouco, também há uma mensagem positiva. O sono é um fator que a maioria de nós pode influenciar - assim como ajustar nossas dietas, podemos ajustar nossos padrões de sono, e o consenso científico é que nós teríamos benefícios para a saúde de fazer os dois.

O estudo foi publicado na revista online PLOS ONE.



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