21 2529-6928
21 2103-1500

O que é comida vegana ou dieta vegana?


Nas ultimas semanas tem aumentado o interesse das pessoas em saber o que é comida vegana ou o que é dieta vegana. Recentemente a TV Globo, em seus capítulos de novela das 9, revelou que um de seus personagens é seguidor da filosofia do veganismo, o que despertou a curiosidade de muitos. Saiba o que é o veganismo e como ele surgiu.

Ser vegano ou praticar o veganismo é se abster do consumo de produtos derivados da morte de animais

Esta é uma das bases da filosofia, ser vegano, ou vegana, portanto praticante do veganismo, é não contribuir, acima de tuto para o sofrimento dos animais, o que não faz do veganismo apenas uma dieta, mas também uma filosofia, que rejeita o consumo de mercadorias derivadas do abate de animais.

O Veganismo é um movimento de respeito aos direitos dos animais, partindo de razões éticas, os veganos são contra qualquer tipo de exploração comercial de animais.

Um vegano segue uma dieta e a filosofia vegana

E existem ainda, categorias de veganismo. Os vegetarianos rigorosos, por exemplo, se abstêm não só de consumir carne animal, mas também todo e qualquer produto derivado de um animai, não apenas carne, como ovos, derivados lácteos e qualquer substâncias derivadas da exploração de animais.

Como é a dieta vegana ou alimentação vegana

A alimentação vegana, quando bem planejadas ajudam a reduzir o risco de vários tipos de doenças crônicas, inclusive doenças cardíacas, além de propiciarem emagrecimento. São considerados apropriados para todos os estágios da vida, pela Academia Americana de Nutrição e Dietética, inclusive durante a infância e a gravidez. Dietistas canadenses e da British Dietetic Association também são apoiadores deste tipo de dieta.

No entanto, a Sociedade Alemã de Nutrição, não recomenda a alimentação vegana para crianças, na adolescência e durante a gravidez e amamentação.
Alimentação vegana tende a ser mais rica em fibras, magnésio, ácido fólico, vitamina C, vitamina E, ferro e fitoquímicos,
Porém, a dieta do vegânico, é menor em energia dietética, gordura saturada, colesterol, ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa, vitamina D, cálcio, zinco e vitamina B 12.

Quais os riscos de seguir a dieta vegana

Uma dieta vegana, se não for balanceada, podem levar a deficiências nutricionais, que poderão anular seus efeitos benéficos, podendo causar problemas graves de saúde.

Algumas das deficiências pra quem opta por deste tipo de dieta, só podem ser prevenidas através da escolha de alimentos fortificados ou ainda pela ingestão de suplementos regulamente.

A exemplo da suplementação de vitamina B12, que é importante especialmente por sua deficiência causar sérios distúrbios sanguíneos e danos neurológicos potencialmente irreversíveis.

O termo vegano, foi inventado pelo inglês Donald Watson, que em 1944, co-fundou a Sociedade Vegana na Inglaterra. Ele usou o termo, à princípio, para definir o vegano como um vegetariano não lácteo.
No ano de 1951 a sociedade passou a definir o veganismo como a doutrina de que o homem deveria viver sem explorar os animais.

Quando cresceu o interesse pelo veganismo

Nos anos de 2010 houve um significativo aumento das pessoas pela filosofia e dieta vegana. Muita lojas veganas foram abertas, principalmente na Europa e EUA, e, as opções de alimentos veganos ficaram mais disponíveis, cada vez mais, em supermercados e restaurantes em inúmeros países.

Fonte: Meio Ambiente Rio



Gostou ? Compartilhe !



VOLTAR