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Intolerância à Lactose



Luciana Spina – Endocrinologista.

Essa doença acontece por deficiência ou ausência de uma enzima, esse problema pode ser congênito ou surgir com o processo de envelhecimento.

Para quem sofre desse mal, um copo de leite pode ser um problema sério causando náusea, gases, inchaço, diarreia e etc.

Em nosso país, 70 dos adultos têm algum desses sintomas após consumir leite de vaca ou derivados.

A doença ocorre porque o indivíduo nasce sem uma enzima que quebra a lactose, o açúcar do leite, ou porque deixa de produzi-la ao longo da vida, seja pelo envelhecimento ou por lesões no intestino.

A gravidade dos sinais, que podem aparecer logo após a ingestão de leite ou depois de horas, depende da quantidade de alimento e de quanta lactose cada pessoa é capaz de suportar. Qualquer alimento que contém lactose pode fazer mal, como leite de vaca ou cabra, queijo branco, manteiga, margarina etc.

Iogurtes podem ser mais bem tolerados que o leite, porque parte do açúcar é fermentada, porém, a maioria dos iogurtes, especialmente os de consistência firme ou cremosa, contêm leite em pó e/ou soro de leite, para melhorar a textura. Além disso, alguns iogurtes apresentam o mesmo percentual de lactose que o leite de vaca: cerca de 5.


• Diagnóstico

É feito por dois testes, um é exame de sangue e outro respiratório.

Se você estiver com suspeita de intolerância à lactose e quiser fazer um teste em casa, basta retirar da alimentação os leites e derivados durante uma semana. Se o desconforto sumir, pode estar aí o motivo.

Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados por meio de dieta e medicamentos.


• O que evitar?

Leite de vaca, leite de cabra, queijo fresco, manteiga, requeijão, creme de leite, bolos e pudins, adoçantes em pó.

-> Opções de leite e derivados para intolerantes

- Leite com baixa lactose
- Leite de soja
- Leite de arroz
- Queijos brie, camembert, roquefort, cheddar, parmesão, prato e emmental (são mais gordurosos e calóricos que os brancos).

-> Outros alimentos sem lactose, Pão francês, presunto, geleia, adoçante em gotas, café, maionese, azeite, salada de frutas

-> Importância do cálcio

O leite e seus derivados são ricos em proteínas, vitaminas e a principal fonte de cálcio da alimentação, nutriente fundamental – junto com a vitamina D – para a formação e a manutenção da massa óssea.



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