21 2529-6928
21 2103-1500

Instituto Butantan inicia testes da vacina contra dengue



Centro-Oeste será a primeira região brasileira a realizar os testes clínicos com 1,2 mil voluntários.

A vacina tetravalente para a prevenção da doença foi aprovada em 2015

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica mundial, iniciou na última quinta-feira (01/09/2016) os testes em humanos da primeira vacina brasileira contra a dengue. Ao todo, 1,2 mil voluntários de 2 a 59 anos devem participar do experimento, que faz parte da última etapa de análises antes de a vacina ser submetida à aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Assim, ela poderá ser fabricada em grande escala pelo Butantan e disponibilizada para a rede pública de saúde.

Os testes serão realizados pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campo Grande será a primeira cidade do Centro-Oeste a testar a vacina. A análise já está em andamento em Manaus, Boa Vista e Porto Velho na região Norte, em três centros de pesquisa de São Paulo, em um centro de pesquisas de Fortaleza e em Porto Alegre. Serão 14 centros credenciados pelo Butantan para a realização dos estudos.
Publicidade

Vale ressaltar que os participantes são acompanhados pela equipe médica durante cinco anos para verificar se a proteção oferecida pela vacina é realmente eficaz. Até o momento, as pesquisas indicam que a vacina é segura e induz o organismo a produzir anticorpos de forma equilibrada.


Fonte: MdeMulher



Gostou ? Compartilhe !



VOLTAR