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Estudo de dieta sugere que são os carboidratos, não as gorduras, que são ruins para você


Um grande estudo de 18 países pode transformar o pensamento nutricional atual em sua cabeça. A nova pesquisa sugere que não é a gordura na sua dieta que está aumentando o risco de morte prematura, são muitos hidratos de carbono - especialmente os tipos refinados e processados de carboidratos - que podem ser o verdadeiro assassino.

A pesquisa também descobriu que comer frutas, vegetais e leguminosas pode reduzir seu risco de morrer prematuramente. Mas três ou quatro porções por dia parecem ser suficientes. Quaisquer porções adicionais não parecem fornecer mais benefícios.

O que isso significa para você?

Bem, um cheeseburger pode estar certo para comer, e adicionar alface e tomate ao hambúrguer ainda é bom para você, mas um excesso de pães de hambúrguer de farinha branca pode aumentar seu risco de morrer cedo. Os pesquisadores também observaram que uma ingestão muito baixa de gorduras saturadas (abaixo de 3 por cento da dieta diária) foi associada a um maior risco de morte no estudo, em comparação com dietas contendo até 13 por cento diariamente.

Ao mesmo tempo, as dietas com alto teor de carboidratos - contendo uma média de 77% de carboidratos - foram associadas a um aumento de 28% do risco de morte versus dietas com baixo teor de carboidratos, disse Dehghan.

"O estudo mostrou que, contrariamente à crença popular, o aumento do consumo de gorduras alimentares está associado a um menor risco de morte", disse Dehghan. "Não encontramos nenhuma evidência de que, abaixo de 10 por cento da energia por gordura saturada, seja benéfico, e abaixo de 7 por cento pode até ser prejudicial.

Quantidades moderadas, particularmente quando acompanhadas com menor consumo de carboidratos, provavelmente seriam o ideal", disse ela. Esses resultados sugerem que as principais organizações de saúde podem precisar reconsiderar suas diretrizes dietéticas, observou Dehghan.

Mas nem todos estão prontos para descartar diretrizes dietéticas atuais.

Dr. Christopher Ramsden é um investigador clínico do Instituto Nacional dos EUA sobre o envelhecimento. "Há muito mais informações necessárias. Eles fizeram um excelente trabalho e eles terão muito mais a tirar disso nos próximos anos, mas é difícil mudar as recomendações sobre alimentos neste momento", ele disse."Realmente destaca a necessidade de ensaios controlados randomizados bem projetados para responder a algumas dessas questões", acrescentou Ramsden.

Os pesquisadores observaram que seu estudo não analisava os tipos específicos de alimentos a partir dos quais os nutrientes foram derivados. E, isso, disse Bethany O'Dea, constitui uma "grande falha do ponto de vista da nutrição". O'Dea é uma nutricionista cardiotorácico com o Lenox Hill Hospital, na cidade de Nova York.

"Por exemplo, comer um carboidrato saudável como uma maçã é mais nutritivo, denso e melhor para você do que comer um saco de batatas fritas processadas", disse O'Dea. "Além disso, o estudo não considerou as gorduras trans, que detêm fortes evidências de não serem saudáveis e contribuirem para doenças cardiovasculares", ressaltou ela.

As diretrizes globais atuais recomendam que 50 por cento a 65 por cento das calorias diárias de uma pessoa provenham de carboidratos e menos de 10 por cento de gorduras saturadas, disseram os pesquisadores.

Dehghan sugeriu que "as melhores dietas irão incluir um equilíbrio de carboidratos e gorduras, aproximadamente 50 a 55 por cento de carboidratos e cerca de 35 por cento de gordura total, incluindo gorduras saturadas e não saturadas". Todos os alimentos contêm três principais macronutrientes essenciais para a vida: gordura, carboidratos e proteínas.

Os valores ótimos que uma pessoa deve comer tem sido o foco do debate por décadas, com o pendulo balançando de dietas com baixo teor de gordura e baixo teor de carboidratos ao longo do tempo.

Para este estudo, Dehghan e seus colegas rastrearam a dieta e a saúde de mais de 135 mil pessoas, de 35 a 70 anos, de 18 países ao redor do mundo, para obter uma perspectiva global sobre os efeitos da dieta sobre a saúde. Os participantes forneceram informações detalhadas sobre seu status social e econômico, estilo de vida, histórico médico e saúde atual.

Eles também completaram um questionário sobre sua dieta regular, que os pesquisadores usavam para calcular suas calorias diárias médias de gorduras, carboidratos e proteínas. A equipe de pesquisa seguiu a saúde dos participantes por cerca de sete anos em média, com visitas de acompanhamento, pelo menos, de três em três anos.

Os pesquisadores descobriram que as dietas ricas em carboidratos são comuns, com mais de metade das pessoas que obtendo 70 por cento de suas calorias diárias de carboidratos. As dietas com alto teor de carboidratos foram associadas a aumentos no colesterol no sangue e nos blocos químicos que fazem colesterol, disse Dehghan.

Enquanto os especialistas continuam a debater a melhor dieta, o que você deveria comer?

O'Dea disse: "Sua dieta deve consistir em carboidratos saudáveis, proteína magra e abundância de frutas e vegetais. Lembre-se de evitar lanches processados que contenham gorduras trans e saturadas e opte por uma fonte saudável de carboidratos".



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