21 2529-6928
21 2103-1500

Dietas da moda podem colocar sua saúde em risco



Fórmulas usadas por famosos nem sempre são a melhor opção

As dietas ditas "da moda" são um perigo para o controle do peso e, em muitos casos, podem resultar em complicações para a saúde, como fraqueza, perda de massa muscular, desidratação, cansaço, aumento de colesterol, doenças cardiovasculares, entre muitos outros problemas. Isso porque, a maioria desses programas de emagrecimento usados sem acompanhamento profissional não tem nenhum fundamento científico. Muitos artistas divulgam suas dietas mirabolantes para perda de peso, mas se esquecem que cada programa de emagrecimento é específico para cada pessoa, podendo resultar em reações catastróficas para seus fãs e seguidores.


Fórmulas radicais de famosos

A Dieta Master Cleanse, adotada pelos cantores Beyoncé e 50 Cents e a modelo Naomi Campbell, pode ser extremamente perigosa se a pessoa tiver uma saúde debilitada.

Para emagrecer, as celebridades chegam a ficar até um mês tomando apenas uma limonada à base de xarope de melado, limão e pimenta cayena.

A baixa quantidade calórica levou o rapper 50 Cents a perder 30 quilos, mas a falta de nutrientes adequados pode levar a problemas sérios de saúde. A atriz Demi Moore e o marido, o ator Ashton Kutcher, também tentaram se adaptar à dieta e chegaram a postar diariamente os passos do programa de emagrecimento do Twitter. No entanto, devido à restrição alimentar, o casal desistiu.

Outra dieta comum no meio artístico, a Dieta da Proteína também pode ser um risco se não tiver o acompanhamento correto de um profissional. A atriz Bárbara Paz aderiu ao regime, que restringe carboidratos, como pães e alimentos que contenham farinha, além de açúcares. Na época, Bárbara tinha que se manter magra para interpretar Renata, uma mulher anoréxica e alcoólatra, na novela Viver a Vida, da Rede Globo.


Efeito sanfona sob holofotes

Mariah Carey é um exemplo de que um programa alimentar inadequado pode dar resultados satisfatórios no primeiro momento, mas não é uma alternativa para manter um corpo saudável a longo prazo. A cantora é adepta de muitos regimes, chega a emagrecer com facilidade, mas acaba recuperando o peso, às vezes, mais até do que havia perdido. Em 2008, a artista exibia ótima forma.

Em entrevista, ela comentou que havia emagrecido após cortar de vez com o macarrão com queijo e investir em uma dieta baseada em vegetais como abobrinha, alcachofra e tomates. Entretanto, a boa forma da cantora não durou muito e, em 2010, Mariah apareceu novamente bem acima do peso. Especularam que a artista havia engordado cerca de 20 quilos nos últimos anos.

O segredo para o emagrecimento e a manutenção do peso é a mudança dos hábitos alimentares. Dietas radicais, à base de um grupo apenas de alimentos, tendem a ter resultados passageiros, fazendo com que as pessoas não consigam atingir seus objetivos.



Fonte: Minha Vida



Gostou ? Compartilhe !



VOLTAR