21 2529-6928
21 2103-1500

Dieta Proteinada



Dra Luciana Spina- Endocrinologista

A dieta proteinada com restrição de carboidratos é uma opção de dieta muito motivadora pois a velocidade da perda de peso é maior que as outras. Nesse tipo de dieta o paciente se limita a ingerir somente alimentos contendo proteínas, com muito baixa ingestão de carboidratos e gordura. Quando acompanhado de uma etapa posterior de reeducação alimentar, o carboidrato é introduzido aos poucos na alimentação, ensinando uma alimentação saudável, minimizando o perigo de efeito sanfona.

Dietas com baixo índice de carboidrato melhoram o perfil lipídico, aumentando o HDL (bom colesterol) e diminuindo os triglicerídeos. O paciente deve ser submetido fundamentalmente a um exame clínico completo com doasagens laboratoriais antes de iniciar a dieta.
Não existe limite de tempo para se fazer este regime, que deve ser realizado sob supervisão médica pelo tempo necessário. Além da perda de peso e da melhora metabólica, estudos recentes mostram evidências de benefícios da dieta da proteína para o tratamento do câncer, da Doença de Alzheimer, Doença Parkinson, AVC, epilepsia, envelhecimento, enxaqueca, autismo, traumatismo craniano e outras desordens neurológicas, corroborando que não há um limite de tempo para ser realizada.

Cada faixa etária e sexo apresentam sua peculiaridade, o que de fato influenciará positivamente ou negativamente na redução do peso. E, como o metabolismo muda com a idade, deve-se avaliar a presença de algumas alterações hormonais como na menopausa, período em que a mulher pode apresentar dificuldade maior para emagrecer.

A dieta sem dúvida é a protagonista no processo de perda de peso, sendo responsável por maior parte dos resultados. Obviamente o exercício é fundamental e ajuda muito, aumentando a taxa metabólica basal, a massa magra e melhorando a auto-estima, fatores essenciais na redução e manutenção do peso.

Consulte seu médico para juntos avaliarem a melhor opção na busca do seu peso ideal!

--
Dra Luciana Spina
Endocrinologista- Doutorado pela UFRJ
Programa de Diabetes e Hipertensão da SMSDC-RJ



Gostou ? Compartilhe !



VOLTAR