21 2529-6928
21 2103-1500

Diet x Light


Diet são alimentos utilizados em dietas diferenciadas, normalmente com restrição do nutriente que não se pode ingerir. A expressão "diet" pode ser utilizada também para alimentos sem adição de açúcar e para controle de peso.

Light são alimentos cujo valor energético (calorias) ou conteúdo de algum nutriente (açúcar, gordura, sódio) é baixo ou reduzido em pelo menos 25%, quando comparado ao produto na sua apresentação normal.

Atenção aos rótulos, eles são a maior fonte de informação quanto à composição, qualidade e características dos alimentos, e auxiliam para uma escolha certa e adequada na hora da compra. Ler a tabela nutricional e as informações nutricionais do rótulo é muito importante.
Além disso, vale ressaltar que não adianta fazer uso desses produtos com o intuito de reduzir a ingestão de dado nutriente e/ou caloria e consumir o dobro da quantidade do produto convencional.


Adoçantes

Os adoçantes foram desenvolvidos para diabéticos que devem evitar o consumo de açúcar e doces na alimentação, afim de não elevar ainda mais a glicemia, sendo recomendados também para obesos. Porém, atualmente há um consumo indiscriminado desse produto, isso pode causar alguns problemas. Por exemplo: adoçantes com ciclamato de sódio devem ser usados com moderação por hipertensos e pessoas com insuficiência renal, uma vez que contêm sal, contribuindo para o aumento da pressão arterial. Crianças, idosos e gestantes precisam de uma avaliação criteriosa para o uso de adoçantes.


Escrito por: Luciana Spina.



Gostou ? Compartilhe !



VOLTAR