21 2529-6928
21 2103-1500

Dia Mundial da Osteoporose: Conheça e saiba como prevenir a doença


A osteoporose é uma doença que causa o enfraquecimento dos ossos, por meio da perda progressiva e assintomática da massa óssea. Sua incidência está relacionada diretamente com fraturas nas pernas, braços, coluna e até mesmo pescoço. É uma condição médica perigosa que pode, inclusive, diminuir a qualidade de vida ou até mesmo a locomoção do indivíduo, principalmente nos casos de idosos. No dia 20 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Osteoporose, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença. O Dr. Márcio Elias, médico de Neo Química, esclarece as principais dúvidas sobre o tema:

O que é a osteoporose?

É uma doença que causa a perda progressiva da massa óssea de forma degenerativa. As pessoas com osteoporose vão perdendo a capacidade de renovação das células dos ossos, o que as torna frágeis e suscetíveis à lesões. A osteoporose é uma doença que não tem sintomas evidentes, durante sua progressão, por isso, costuma ser diagnosticada em fase avançada ou após fraturas e quedas.

Qual o perfil de maior incidência da osteoporose?

A osteoporose possui maior incidência em mulheres idosas. Após o diagnóstico, deve-se realizar o acompanhamento médico, que poderá orientar a prática de exercícios físicos e prescrever a suplementação de cálcio e vitamina D.

Por que ela acontece?

Sua ocorrência está ligada a fatores genéticos, perda da capacidade de absorção de cálcio pelo organismo e pela falta de vitamina D.

Como posso prevenir a doença?

Normalmente doenças com fatores genéticos podem ser adiadas por meio de uma vida saudável e ativa. Recomenda-se a exposição moderada ao sol, a ingestão adequada de cálcio e a prática de exercícios físicos de maneira regular, sempre orientados pelo médico.

A doença tem cura?

A cura da osteoporose ainda é desconhecida, porém com acompanhamento médico frequente, pode-se evitar sua progressão e adiar os riscos de fraturas, perda de locomoção ou qualidade de vida.

Por que o dia 20 de outubro é tão importante?

O dia 20 de outubro é uma data em que a doença é lembrada mundialmente. Sua importância se dá por meio de discussões sobre o tema que geram conscientização por parte da população sobre a importância de prevenir ou diagnosticar de forma precoce a doença. É muito importante consultar um médico para a realização de exames periódicos.

Sobre a Neo Química

Adquirida pela Hypermarcas em 2009, a Neo Química aumentou sua força e participação no mercado de medicamentos e se consolidou como uma das principais marcas do segmento farmacêutico brasileiro. Com mais de cinco décadas de história, contabiliza mais de 120 moléculas e 190 apresentações de genéricos; e mais de 140 marcas e 240 apresentações de similares. Hoje, a Neo Química é líder nacional em similares equivalentes e vice-líder (em volume) em genéricos.

FONTE: Segs



Gostou ? Compartilhe !



VOLTAR