21 2529-6928
21 2103-1500

Como se preparar para os dias de folia no carnaval


Quem vai pegar a estrada nesse Carnaval e corre o risco de ficar engarrafado deve estar preparado para não comprometer a sua saúde e de seus familiares. Uma boa sugestão é levar água e frutas frescas no carro. Cuidado com sanduíches feitos com pasta de maionese e presunto, pois com o calor podem estragar e causar infecção intestinal.

Durante os dias de Folia devemos beber líquidos com muita freqüência, o ideal é ingerir cerca de 3 litros por dia, incluindo água, chá gelado, sucos naturais de frutas e água de coco. Os isotônicos não devem ser tomados ''como água'', pois contêm teores muitos elevados de minerais e açúcar. Devemos evitar refrigerantes, sucos de garrafa e bebidas estimulantes ricas em cafeína. Cerveja com moderação! E se beber não dirija! Procure sempre compensar a cerveja bebendo o dobro de um líquido não alcoólico para evitar ressaca no dia seguinte Outra dica importante é observar a procedência da água que estamos bebendo, de preferência deve ser água mineral e se comprada na rua observar se a tampa possui lacre de proteção. Na dúvida compre água em lojas de grande rede e leve com você na bolsa! O mesmo cuidado vale na hora de pedir gelo. Prefira o gelo industrializado (em cubos, redondo) ao gelo raspado.

Não esqueça que a roupa deve ser leve, folgada, de cor clara e permitir boa evaporação do suor. Evite tecido sintético. Prefira as roupas de malha ou algodão e não deixe de usar protetor solar nas áreas expostas. Procure usar um protetor solar à prova de água e se o sol estiver forte leve com você para repassá-lo mais tarde. Não fique diretamente exposto ao sol, procure passar a maior parte do tempo na sombra e não esqueça de usar chapéu ou boné. Evite a insolação! A escolha dos sapatos também é importante-devem ser confortáveis. Para os homens: Evite ficar sem camisa! A roupa é uma proteção para o corpo. Principalmente as crianças devem ser protegidas com barracas de sol, chapéus e protetor solar. E muita água, é claro! Lembre-se que as crianças são mais sensíveis ao calor e ao sol forte. Não deixe os pequenos abusarem! E lembre-se de levar o repelente, pode ser necessário.
Quanto à alimentação para quem vão desfilar na avenida ou enfrentar maratonas de bailes de Carnaval, algumas dicas: Os cuidados devem começar antes da folia, com uma alimentação leve e equilibrada. Alguns cuidados devem ser tomados durante o Carnaval visando uma boa hidratação e suficiente fonte de energia para não haver comprometimento da saúde.
A alimentação nos dias de folia deve ser baseada em frutas, verduras, legumes, alimentos ricos em carboidratos (arroz, massas, batatas, pães e cereais) e proteínas (carnes magras, peixes). Leite desnatado e queijo branco são excelentes fontes de proteínas, assim como a soja e seus derivados. Barrinhas de cereais e frutas secas também são fontes de energia, além de serem práticas e fáceis de levar na bolsa. Evite o consumo de alimentos de difícil digestão como a maionese, queijos amarelos, manteiga, creme de leite, doces e carnes gordurosas. Os molhos das massas e os recheios dos pães e sanduíches devem ser leves.

Evite os lanches que vendem na rua (churrasquinho, camarão, cachorro-quente, sanduíches), pois normalmente são preparados em precárias condições de higiene e podem fazer mal à saúde. Leve um sanduíche preparado em casa, é mais seguro!
Recuperar o "gás" também é importante. Procure dormir no mínimo 8 horas por noite para se restabelecer para o próximo dia. Nos intervalos dos desfiles ou nos bailes, procurar descansar um pouco e lembrar de colocar as pernas pra cima, facilitando a circulação de retorno das pernas. E procure sempre se alongar.

Após uma noite de folia comece o dia com um café da manhã reforçado com pão integral, suco natural de fruta, queijo branco ou iogurte desnatado.

Se você gosta de praia e pretende passar a noite dançando em algum baile se programe para descansar um pouco entre as duas atividades. Passar o dia na praia pode ser bastante desgastante para o organismo, então, após uma refeição leve e nutritiva procure tirar uma "sonequinha" e se recuperar para a noite. Lembre-se: ao comer ou beber demais, nunca tome banho de mar!
Não existe um máximo de bebida alcoólica tolerável, depende de cada organismo, cada um apresenta uma sensibilidade diferente. Porém deve ser evitada em casos de problemas de saúde como o diabetes, obesidade, pressão alta, colesterol e triglicerídeos elevados, uso de certas medicações e se a pessoa for conduzir o carro, é claro!

Brinque bastante mais sem risco para sua saúde. Carnaval com responsabilidade!

--
Dra Luciana Spina
Endocrinologista- Doutorado pela UFRJ
Programa de Diabetes e Hipertensão da SMSDC-RJ



Gostou ? Compartilhe !



VOLTAR