21 2529-6928
21 2103-1500

Baixa qualidade do sono aumenta as chances de hipertensão



Dormir é tão importante quanto exercícios e alimentação para controlar a pressão alta

A falta de sono profundo suficiente pode aumentar a pressão sanguínea, diz um estudo feito pela Harvard School of Medicine (EUA). De acordo com os cientistas, a qualidade do sono é o terceiro pilar para ter uma boa saúde cardíaca, ao lado da prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Durante o estudo, 784 homens, com idade acima de 65 anos, tiverem a qualidade de sono analisada durante três anos. Além disso, exames para medir a pressão sanguínea foram feitos mensalmente.

No final do trabalho, os médicos perceberam que os participantes que dormiam menos de seis horas de sono profundo tinham aproximadamente 80 mais chances de ter hipertensão se comparados com os voluntários com boa qualidade de sono.

Eles acreditam que isso acontece porque é durante o sono que alguns hormônios são produzidos. Alguns deles são essenciais para que o coração e as artérias funcionem adequadamente.

De acordo com os autores do estudo, mesmo que as mulheres não tenham participado da pesquisa, elas também devem ficar atentas à qualidade do sono, já que a hipertensão também atinge o sexo feminino.


Alho também ajuda a controlar a pressão

Além do sono, alguns alimentos podem ajudar a controlar a hipertensão. Numa revisão dos onze estudos mais importantes sobre os efeitos do consumo regular de cápsulas de alho, pesquisadores concluíram que esse tipo de suplementação chega a ser mais eficaz do que alguns remédios no controle da hipertensão.

Conduzido por médicos da Universidade de Adelaide (Austrália),o trabalho analisou as condições dos participantes em períodos que variaram de 12 a 23 semanas, ingerindo entre 600mg e 900mg de alho em cápsulas (algo em torno de 3,6mg a 5,4mg de alicinas, o princípio ativo que responsável pelo controle arterial). Um dente de alho contém de 5mg a 9mg de alicina.

Houve queda tanto na pressão sistólica (o número maior) quanto na diastólica (o menor, portanto), o que significa cerca de 20 menos chances de ocorrência de algum tipo de ataque cardíaco entre esses pacientes.

O alho é muito rico em vitamina C, que fortalece a circulação, a imunidade e também reduz o colesterol ruim. Ele também conta com as alicinas, uma espécie de antibiótico natural que também é responsável pelo sabor e pelo aroma do alho. Amassar um dente de alho e engolir, antes do almoço, é um ótimo antídoto contra gripes e resfriados


Fonte: Minha Vida



Gostou ? Compartilhe !



VOLTAR