21 2529-6928
21 2103-1500

Alimentação Final de Ano



Fim-de-ano se aproximando é sinônimo de muitas festas e comemorações. Normalmente os alimentos consumidos nessas reuniões são extremamente calóricos, ricos em gorduras, doces, sobremesas e bebidas calóricas. Preparei para vocês algumas dicas para comemorar sem exagerar nas calorias.


Dicas de Alimentação:

• Na véspera de Natal e no Reveillon procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas.
• Antes das festas faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light.
• Na hora da ceia, em primeiro lugar faça um prato de salada. Coma à vontade. As fibras das hortaliças trazem saciedade.
• Combine pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas (utilizar vários vegetais folhosos como por exemplo: alface americana, rúcula, agrião, repolho, etc).
• Nas preparações dos alimentos substitua os produtos convencionais por lights (p.ex.: maionese, creme de leite, margarina, etc).
• Evite os molhos à base de maionese, dê preferência para os feitos com iogurte, limão ou os chutney (molhos à base de frutas
• Dê preferência às preparações assadas e grelhadas. Evite as frituras.
• Consuma frutas e sucos, como abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nectarina, nêspera e pêssego.
• Tire o foco da comida. O mais importante é estar com as pessoas, se confraternizar.
• Coma devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!


Para uma Ceia mais saudável:

Prefira: carnes de aves (peru, frango, chester), peixes, lombo de porco magro, saladas verdes, frutas da estação (manga, pêssego, ameixa, uva, etc), legumes diversos, arroz e farofa elaborados com vegetais picadinhos (adicione frutas à farofa), sobremesas (frutas frescas, gelatinas, o tradicional Panetone - com moderação).

Frutas secas (uvas passas, tâmara, ameixa, damasco) e sementes (pistache, nozes, castanha, avelã, pecan), podem ser consumidas desde que haja moderação. Entre as frutas secas, o damasco é a fruta menos calórica.

Evite: carnes gordurosas (tender, leitão, costela, etc.), frituras, salgadinhos, alimentos muito condimentados, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar, etc), massas com creme ou molhos cremosos (prefira molhos à base de tomate), creme de leite, catupiry, chantilly, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso, prefira sucos naturais, chás e muita água. Recomendo até duas taças de champagne ou vinho nos dias de festa.
Boas Festas!

--
Dra Luciana Spina
Endocrinologista- Doutorado pela UFRJ
Programa de Diabetes e Hipertensão da SMSDC-RJ



Gostou ? Compartilhe !



VOLTAR