21 2529-6928
21 2103-1500

A qualidade da dieta baseada em vegetais importa para o risco cardíaco


Uma dieta à base de plantas, grãos integrais, frutas, vegetais, nozes e leguminosas foi associada a um menor risco de doença cardíaca coronária, enquanto uma dieta baseada em plantas concentrada em grãos refinados, sucos, batatas e sobremesas estava associada a um risco maior de CHD, de acordo com um estudo no Journal of the American College of Cardiology. "Só porque você é vegetariano ou comendo mais alimentos à base de plantas não significa necessariamente que você tenha uma dieta saudável", disse a autora principal, Ambika Satija, da Harvard School of Public Health.
Durante anos, o mantra tem sido que comer muitas frutas, vegetais e grãos evitam doenças cardíacas, mas um novo estudo sugere que a escolha dos alimentos errados pode ser prejudicial.

O estudo, de mais de 200 mil profissionais de saúde dos Estados Unidos, descobriu que aqueles que comeram alimentos vegetais saudáveis - como vegetais, feijões e grãos integrais - apresentaram menor risco de doença cardíaca.

Isso não era verdade, no entanto, se as pessoas carregassem em alimentos que são tecnicamente baseados em plantas, mas não tão saudáveis.

Na verdade, dietas pesadas em macarrão, pão, batatas e doces apareceram tão ruins como, se não pior do que, dietas altas em produtos de origem animal.

"Os alimentos à base de plantas não são todos iguais", disse a pesquisadora principal, Ambika Satija, médica pós-doutora na Harvard School of Public Health, em Boston.

Portanto, é crucial que as pessoas considerem a qualidade nutricional dos alimentos vegetais que elas escolhem, disse ela.

O estudo não examinou especificamente dietas vegetarianas ou veganas, observou Satija. Portanto, as descobertas não revelam a forma como essas dietas afetam o risco de doença cardíaca.

Mas outros estudos ligaram dietas vegetarianas e veganas com redução dos riscos de diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, de acordo com o Dr. Kim Williams, chefe de cardiologia do Rush University Medical Center, em Chicago.

"A nutrição baseada em plantas é superior quando se trata da maioria das doenças", disse Williams.

"Mas o que as pessoas nem sempre entendem é que há maneiras saudáveis de fazer isso, e maneiras não tão saudáveis", disse ele. "Você pode fazer isso de forma errada".

Williams co-escreveu um editorial publicado com o estudo na edição de 25 de julho do Journal of the American College of Cardiology.

As descobertas envolveram três estudos que começaram nos anos 1980 e 1990. A cada os dois ou quatro anos, os participantes deram informações detalhadas sobre suas dietas.

A equipe da Satija analisou a qualidade dos alimentos vegetais que as pessoas costumavam comer e como essa qualidade geral se relacionava com seu risco de desenvolver doenças cardíacas.

Até 2013, mais de 8,600 participantes do estudo sofreram um ataque cardíaco ou morreram de doença cardíaca.

O risco foi menor entre as pessoas que regularmente comiam muitos alimentos saudáveis, incluindo frutas e legumes, legumes, nozes e grãos integrais (como aveia cozida e arroz integral), descobriu o estudo.

Aqueles no top 10 por cento para a ingestão saudável de plantas e alimentos melhoraram: eles tinham menos um quarto de probabilidade de desenvolver doença cardíaca do que aqueles nos 10 por cento inferiores.

Em contraste, o padrão inverso foi observado entre as pessoas que comeram muitos alimentos vegetais menos saudáveis - como batatas, grãos refinados (pão branco, macarrão e bolachas) e sucos de frutas açucarados. Aqueles no top 10 por cento eram quase um terço mais propensos a desenvolver doença cardíaca, em comparação com as pessoas nos 10% inferiores.

As pessoas que carregaram em produtos de origem animal - como carne, queijo e manteiga - também mostraram um risco aumentado de doença cardíaca. Mas o vínculo entre alimentos vegetais pouco saudáveis e doenças cardíacas foi um pouco mais forte, observaram os pesquisadores.

No entanto, o estudo não provou que alguns alimentos à base de plantas realmente causam aumentos no risco cardíaco - apenas que havia uma associação.

Ainda assim, para Williams, as implicações são diretas. "Quanto mais alimentos vegetais saudáveis você come, melhor", disse ele.

Satija disse: "Acho que a mensagem aqui é bastante positiva". Ou seja, os resultados sugerem que as pessoas "não precisam ir aos extremos" com a dieta para colher os benefícios para o coração.

Em vez disso, ela disse, eles podem começar com "diminuições moderadas" em produtos de origem animal, por exemplo, carnes vermelhas e processadas, e substituí-los por alimentos saudáveis à base de plantas, como legumes, vegetais e nozes.

"É muito mais fácil adotar mudanças assim na sua vida", disse Satija.



Gostou ? Compartilhe !



VOLTAR